Essa é uma questão que pega muita gente. A escolha da roupa para o ensaio fotográfico é algo muito importante, pois ou ela tem o potencial de deixar as sua fotos mais lindas, mas também em dar aquela “estragadinha” nas suas fotos. Eu separei algumas dicas importantes na hora de escolher a roupa ideal para o seu ensaio fotográfico, seja para um ensaio fotográfico de casal, individual, interno ou externo, ok? Então vamos lá….
1- Escolha roupas confortáveis.
Parece algo simples, mas muito gente esquece de escolher uma roupa confortável e acaba dando prioridade para uma roupa mais "bonita", daí é aquele sofrimento durante o ensaio. Você já pensou em ficar andando de salto alto na areia da praia por mais de 1 hora? Pois é, além de você assar o seu pé com a areia do mar entrando no sapato, você provavelmente vai sair com muita dor nas pernas. Esse é um de vários exemplos de usar roupas desconfortáveis em um ensaio fotográfico.
Mas o grande problema aí não é só o desconforto, mas sim as expressões que você poderá fazer de forma inconsciente em frente a câmera, e confie em mim, a sua cara de desconforto e até mesmo de dor vão aparecer muito nas suas fotos.
Quer mais exemplos de roupas desconfortáveis? Usar calça jeans muito apertada e ter que tirar fotos sentada, deixando aquele aperto todo "realçar" as dobrinhas da barriga, ou ainda usar roupa social tipo terno, sapato, vestido longo em ambiente muito rústicos como praia, campo, mata, etc.. Além de você ficar mais preocupada em não estragar a roupa, nas fotos além mostrar a sua cara de preocupação, vai parecer que você é um verdadeiro "peixe fora d'água". è claro que tudo depende do contexto do ensaio fotográfico, pois a situação muda caso seja um trash the dress, ou ainda um ensaio fotográfico com um contexto diferente pois aí pode funcionar, mas se não for isso, as fotos podem ficar muito estranhas.
2- Escolha roupas com cores que combinem com o ambiente
No meu ver esse é o ponto que mais pega nos ensaios fotográficos de casal que eu faço. Que cor de roupa usar? Sinceramente não há uma regra exata, e se há alguma regra definida para isso, eu te garanto que ela pode ser quebrada. O legal é sempre você conversar com o seu fotógrafo sobre isso, mas a minha sugestão, ou melhor, a minha preferência, é escolher roupas de cores não tão vibrantes em locais com mais árvores, campo, etc, e cores um pouco mais vibrantes em ambientes mais urbanos, praias ou ambientes internos.
Cores muito vibrantes particularmente não gosto muito pois as vezes na fotografia, pode dar mais destaque na peça de roupa do que na pessoa que está sendo fotografada. Por isso que cores mais neutras ou não tão vibrantes é o que eu indico.
Um outro detalhe legal é reparar a cor da pele da pessoa com a cor de roupa que irá usar. Por exemplo, uma pessoa com pele bem escura usando uma camiseta branca, pode gerar muito contraste, e isso nem sempre é legal para a fotografia. O mesmo serve para pessoas com pele muito clara usando roupas pretas ou muito escuras, isso também pode gerar muito contraste e esse contraste pode gerar um excesso de informação na fotografia que também acaba não sendo muito legal.
3- Roupas sem estampas.
Cada ensaio fotográfico conta a sua história e mostra de formas diferentes a personalidade das pessoas, assim como o sentimento entre elas. E o que queremos é dar destaque nisso, mas às vezes há algum detalhe que é muito importante para o casal que está sendo fotografado, como por exemplo uma banda, o time do coração, etc..
Eu sempre indico os meus clientes que usem roupas sem estampa ou com poucas, mas o que pode acontecer, por exemplo, é o casal que vou fotografar seja torcedor roxo de um time, ou ainda seja fã fanático de uma banda, etc. Nesses casos, e acho que somente nesses casos e ainda se o time de futebol ou a banda fizer muito a personalidade do casal, é que seria interessante usar uma roupa com a estampa do emblema do time do coração, ou então usar a camiseta da banda favorita.
As estampas, assim como as cores muito vibrantes, podem roubar muito a atenção na fotografia. Então, a minha sugestão é usar roupas sem muitas estampas, a não ser que seja algo que represente muito a sua personalidade ou a história do casal.
4- Roupas que condizem com o clima.
Parece básico isso né? Mas precisa ser dito, hehehehe... Quando você vê uma blusa de lã, a primeira coisa que você pensa é no inverno, quando você vê um biquíni logo você imagina a praia e o calor. E essa regra você deve levar para o seu ensaio fotográfico. Usar no seu ensaio fotográfico uma camiseta de manga curta com um dia nublado e frio, muitas vezes não vai parecer só que estava frio, mas sim que você é um esquecido e esqueceu a blusa e que está sofrendo com aquele frio todo. Agora imagine você nesse mesmo dia com uma blusa de lã? Além da sua roupa combinar com o clima e o ambiente, vai dar um sentimento aconchegante de calor em meio ao inverno e não de sofrimento por passar frio.
O mesmo serve para dias de calor. Há muitas fotos de pessoas com terno e gravata num sol de duas horas da tarde e com a testa toda suada. A primeira coisa quando vi aquela foto foi, “coitado desse cara, deve estar sofrendo”, hehehehe...
Sei que muitas vezes planejamos o nosso ensaio fotográfico para que possamos pegar um lindo dia de sol, mas as vezes chega o dia do ensaio e o clima é outro. Nesse caso a minha sugestão é, não force a barra, ou você muda a data do ensaio ou você muda a sua roupa. Vai por mim pois isso faz a diferença.
5- Na dúvida o menos é mais.
Não só na dúvida, mas acredito que principalmente para ensaios fotográficos de casais, o menos muitas vezes acaba sendo mais. Além de roupas sem estampa e com cores mais neutras e minimalistas, os acessórios como, brincos, relógios, boné, chapéus, etc, etc, etc... em excesso, podem acabar com a sua fotografia. Eu não estou levando em conta coisas como balões de decoração, bexigas, quadrinhos, nem nada que decore a fotografia, eu me refiro a acessórios de uso pessoal mesmo.
É claro que tudo depende do gosto, mas na dúvida, o ideal é usar o mais básico possível. Sei que às vezes você pode ter aquele brinco lindo, ou aquele relógio reluzente que você quer muito usar, mas se ele não combinar com a sua roupa, ou se você estiver na dúvida em usar, o ideal é não usar.
Entenda que o que vale nas fotos não é o relógio ou brinco, mas sim a pessoa que está sendo fotografada. E aqui algumas dicas que acho que combinam:
Relógios: Em ambientes com mais natureza, campo ou até mesmo praia, relógios com pulseiras de couro, preto ou marrom, combinam muito bem. Já relógios com pulseiras de metal e cores mais douradas combinam melhor em ambientes mais urbanos ou internos.
Chapéu e óculos: Sei que chapéu, boné e óculos escuros servem para serem usados em dias de sol, mas se o sol estiver com a luz muito dura, tipo o sol do meio dia sem nuvens, pode marcar muito as sombras da aba do boné, do chapéu e do óculos também. Isso além de ser mais difícil para o fotógrafo, pode dar sobras indesejadas no seu rosto. Já com o sol de final de tarde esse situação é outra. E novamente, cuidado com as cores. Cuide para que os acessórios tenham cores similares com as da sua roupa ok?
Óculos de grau: Quem usa óculos de grau, não vão deixar de usá-los em um ensaio fotográfico, né? Mas o problema é que normalmente as lentes refletem muito as luzes e isso pode criar uma mancha branca na fotografia que acaba escondendo os seus olhos. A minha sugestão é cuidar para que a luz do sol ou qualquer outra luz não bata frontalmente com as lentes do óculos. Dessa forma você minimiza o problema de reflexos.
6- Troca de roupas durante o ensaio fotográfico
Cuidado com o excesso de trocas de roupas. Não só pelo tempo que você leva para se trocar, mas também para que roupas diferentes tirem um pouco o contexto do ensaio e assim você acaba tendo fotos que parecem não ter uma continuidade.
É claro que é sempre bom conversar antes com o seu fotógrafo sobre isso, mas acho que uma troca de roupa é até válido, mas sinceramente, acho muito melhor quando é a mesma roupa em todas as fotos se o ensaio foi todo no mesmo local. Além de você não precisar se preocupar com onde irá se trocar e ter que escolher mais uma roupa que combine com a que você estava usando antes, não ter troca de roupas no ensaio, faz você aproveitar ao máximo o tempo e a luz natural, e vai por mim, o seu fotógrafo irá te agradecer por isso, hehehe.. pois principalmente no final da tarde, parece que o sol se vai em questão de minutos, e aí aquela luz linda e laranja do sol não será tão aproveitada assim.
Mas se for fazer alguma troca de roupa, a minha sugestão é não colocar uma roupa muito diferente da outra em termos de cores e estilo, se for continuar fotografando no mesmo local. Dessa forma faz com que essa mudança seja mais suave quando você estiver vendo as fotos.
E essas foram 6 dicas simples para você usar uma boa roupa no dia do seu ensaio fotográfico, porém o mais importante do que a roupa, é você se sentir bem com o momento, estar feliz com aquilo pois tudo isso transparece na foto. Então vai lá, e tenha um ótimo ensaio.
Se você gostou desse artigo, compartilhe com suas amigas e amigos, principalmente aqueles que estão prestes a fazer aquele ensaio fotográfico.
Abraço do Douglas.