Se você está na dúvida sobre qual lugar fazer o seu ensaio fotográfico em Curitiba e Região, então fica comigo aqui até o final que vou te mostrar alguns lugares interessantes. Eu fiz uma mescla de alguns lugares com natureza, outros urbanos e outros que tem um pouquinho dos dois. Confere aí essas dicas e espero que te ajude na hora de escolher o local ideal para o ensaio fotográfico.
1 - Bosque do Alemão
No meu ver o Bosque do Alemão é um dos melhores lugares para um ensaio fotográfico romântico em Curitiba. O bosque fica no bairro Pilarzinho, que é um bairro predominantemente residencial.
Logo que você chega, você se depara com o portal do bosque, que tem uma construção clássica na qual rende muitas fotos boas, principalmente fotografias mais abertas, pois você pode aproveitar bem as flores coloridas que ficam na frente do portal.
Ao lado do portal tem alguns bancos de praça bem legais e clássicos, com uma vegetação de fundo bem bonita. Se você quiser ter uma ideia de como ficam as fotos, confere esse ensaio fotográfico que fiz da Natália e do Guilhermeclique aqui.
Mas não é só de portal que vive o Bosque do Alemão, hehehehe... passando pelo portal há uma entrada para uma trilha no meio do bosque que vai dar lá na casa da bruxa, onde normalmente contam histórias para crianças e outros eventos aos finais de semana, e seguindo ainda mais pela trilha, você vai chegar na escadaria de madeira do mirante, que sinceramente, é maravilhoso.
Lá em cima, você consegue ter uma vista de Curitiba muito linda, mas a vista é virada para o leste, portanto você não vai conseguir pegar o pôr do sol nesse mirante, porém mesmo assim é lindo e poses para boas fotos não faltam.
Saindo do mirante você vai dar em uma capela ou casarão de madeira muito bonito, no qual você pode subir as escadas e tirar algumas fotos na sacada da porta de entrada.
Uma dica muito importante para quem for fazer um ensaio fotográfico lá no Bosque do Alemão, é que você pode chegar até o mirante pela trilha de dentro do bosque, onde rende muitas fotos legais, mas você pode também contornar o bosque por fora seguindo pela rua. E nessa rua é bem legal pois você tem uma pequena ciclovia que contorna toda a vegetação do bosque, e que adivinha só... Rende boas fotos também.
E por fim, o que é legal do Bosque do Alemão é que você pode explorar a vizinhança, pois ao redor do bosque há várias casas com entradas e muros muito bonitos decorados com trepadeiras, pinheiros e flores que para as fotos podem ser um ótimo cenário
2 - Unilivre
A Unilivre é bem perto do Bosque do Alemão, mas lá além da natureza em abundância, você encontra um lago muito bonito no qual você pode fotografar bem próximo da água, assim como nas passarelas que fica num nível acima do lago pegando uma vista completa dele.
Há algumas construções e passarelas em madeira que dão um toque mais rústico para as fotos, mas tem que ter paciência, pois o local recebe muitos visitantes e isso pode atrapalhar um pouco na hora de fotografar.
O local é como um vale ou uma baixada e por isso fica difícil de ter uma vista do pôr do sol, mas próximo da Unilivre há uma região com morros com vista para o oeste, no qual dá para tirar aquela foto de final de tarde bem quente.
O local é um pouco pequeno se comparar com outros parques de Curitiba, mas mesmo assim é um dos principais pontos de Curitiba para se fazer um ensaio fotográfico de casal, gestante, família, etc..
Ele fica na Rua Victor Benato, 210 no bairro Pilarzinho, e o local é público, portanto não se paga nada para entrar.
3 - Parque Tingui
Eu ainda não fiz um ensaio fotográfico de casal lá, mas já visitei o parque algumas vezes, e sinceramente é um ótimo local para tirar algumas boas fotos, sejam para ensaio de casal, ensaio pré wedding, ensaio gestante ou família.
O parque não é um dos maiores de Curitiba mas mesmo assim é bem grande. Tem um lago bem bonito com um gramado enorme que percorrer toda a borda do lago, sem contar os pequenos conjuntos de árvores que tem no local.
O parque ainda tem um Memorial Ucrâniano com a réplica de uma de igreja ucraniana toda em madeira, mas novamente tenha paciência, pois como é um parque bem aberto com ciclovias e áreas para esportes e caminhadas, ele sempre tem muita gente por lá, então para fotografar você além de paciência, vai ter que caminhar bastante com o seu fotógrafo para pegar alguma área mais calma.
Não tão distante do Bosque do Alemão e da Unilivre, o parque Tingui fica na Av. Fredolin Wolf, 1870 que também fica no bairro Pilarzinho, onde também tem uma vizinhança bem legal, com algumas casas e fachadas bonitas.
Vale a pena o local para um ensaio fotográfico, principalmente se você quer tirar aquelas fotos em movimento, tipo correndo ou algo do tipo, pois lá tem espaço de sobra.
4 - Jardim Botânico.
Você já estava achando que eu não iria falar desse cartão postal da cidade né? Mas se enganou. Por mais que muita gente faça suas sessões fotográficas lá, o Jardim Botânico ainda assim rende muitas fotos boas e fotos diferentes do que muita gente costuma fazer.
Como o Jardim Botânico tem um espaço relativamente grande, com área de gramado, área com flores, a estufa e áreas com bastante árvores e lago, as opções para se fazer um bom ensaio fotográfico são muitas.
Uma sugestão que dou para quem quer tirar algumas fotos com a estufa de plano de fundo, é ir para o lado de trás da estufa e não na frente dela como muita gente faz. Dessa forma você evita que muita gente apareça nas suas fotos, e ainda consegue pegar bem todas as características da estufa e mais legal ainda é que consegue uma distância bem bacana para conseguir enquadrar a estufa inteira dentro da foto.
Logo na entrada do Jardim Botânico como se você estivesse indo em direção a estufa, subindo um pequeno morro a sua direita, você consegue pegar um aglomerado de árvores e flores muito bonitas e ainda longe de turistas e visitantes que sempre querem aparecer nas suas fotos. Esse ponto é ideal para aquelas fotos mais românticas.
Agora de frente para a estufa há um lindo labirinto de flores que não tirar um foto ali é quase um pecado.
Em resumo, o Jardim Botânico é um excelente lugar aqui em Curitiba para se fazer um ensaio fotográfico, pois além de ter muitas opções de boas fotos, é um parque muito bem cuidado pela prefeitura de Curitiba.
Ele fica na R. Engo. Ostoja Roguski no bairro Jardim Botânico. O problema desse local é que você não tem muitas opções fora do parque, sem contar que o movimento de turistas no local é grande.
5 - Pedreira Desativada de Campo Magro / PR
Esse lugar é simplesmente divino. Lá era uma pedreira na qual foi desativada e entregue para a prefeitura de Campo Magro, cidade na qual faz parte da região metropolitana de Curitiba.
De carro você deve levar 1 hora para chegar saindo aqui de Curitiba, sem contar que você vai pegar algumas estradas de chão no decorrer, mas vale todo o esforço.
Se você for com roupas confortáveis e disposto a dar boas pernadas, você consegue tirar fotos de tirar o fôlego logo na beirada da lagoa verde que fica no pé da pedreira e com uma parede gigantesca de pedras, ou ainda subir até o segundo ou terceiro nível, onde você consegue tirar foto de toda a pedreira com a lagoa no centro.
É algo maravilhoso, mas para tudo que é bom há algum sacrifício, e o nesse caso o sacrifício é você estar disposto a andar bastante e subir ladeiras íngremes de chão batido. Vá com roupas confortáveis, hehehe...
Mas muitíssimo cuidado, pois já houveram muitos relatos de assaltos no local principalmente na pedreira, e não vá de moto se você não quiser se sujar, pois as estradas de chão levantam muita poeira.
Não há um endereço exato do local, mas a pedreira fica próximo a Campo Magro que é saída para interior do Paraná. Esse é o link da localização do local no Google Maps. Clique aqui
Se mesmo assim você acha que não rendeu boas fotos, coisa na qual acho muito difícil, você irá se encantar com algumas paisagens no meio do caminho até lá, sempre com o pôr do sol bem marcante e laranja no meio de plantações e campos em meio a morros.
6 - Morro da Palha - Campo Magro / PR
Morro da Palha é um local fora da curva mesmo. Uma vista fantástica, com muita natureza, estradas de chão e subidas íngremes. Se você gosta de fotos com esse tipo de ambiente, mas não se importa com as estradas e as subidas, então lá é o local ideal.
O Morro da Palha fica bem próximo da pedreira desativada de Campo Magro, mas se programe para começar o seu ensaio cedo, pois você vai levar 1 hora ou mais de carro só para chegar lá, e mais um bom tempo para pensar onde irá deixar o carro, sem contar que a subida até o cume é um pouco longa.
Assim como na pedreira ou até mais, se prepare para andar bastante e se esforçar para subir o morro, pois carros convencionais não sobem, arrisco em dizer que somente carros altos e com tração 4x4 é que sobem, então se não for o seu caso, você vai ter que ir a pé mesmo.
Logo no começo da subida você já encontra um vista fantástica com muito verde e o pôr do sol maravilhoso. Continuando a subida e chegando lá em cima, o céu é o limite hehehe, opções de fotos são inúmeras. A vista com aquele horizonte lindo dá para ser muito exploradas nas fotos, mas além disso você pode tirar fotos usando a vegetação rasteira que tem uma cor quase dourada.
Eu recomendo sem sombra de dúvidas esse local, ainda mais para aquele ensaio fotográfico romântico, pois a luz e o ambiente parece que tem uma pegada que pede fotos mais românticas, heheheh..
Recentemente eu fiz o ensaio fotográfico da Scarleth e João lá no morro. Era para termos fotografado na pedreira e no morro, mas como a pedreira estava fechada devido a pandemia, foi somente no morro. Confere aí algumas fotos desse ensaio clique aqui
É difícil te passar o endereço do local, pois não há, mas segue o lik da localização no Google Maps. Clique aqui
7 - Plantação de Aveia - Estrada do Cerne - Campo Magro/PR
Já faz um bom tempo que eu queria fazer um ensaio fotográfico de casal em algum campo de trigo. O legal que esse momento chegou. Consegui recentemente satisfazer esse meu desejo, e achei em primeiro lugar um casal que gostou da ideia de fotos em lugar assim, mas também, achei a “senhora plantação de trigo”, que na verdade é uma plantação de aveia hehehe.., porém funcionou da mesma forma.
Sabe aquelas fotos com uma plantação bem dourada que se estende por todo o horizonte, dividindo espaço somente com o céu limpo e o casal que está sendo fotografado? Foi esse lugar que achei lá na estrada do Cerne em Campo Magro.
Essa estrada pelo o que vi tem muitos pontos legais para parar e fotografar, tanto pela quantidade de plantações como também pelas plantações não serem cercadas, então você consegue ir lá no meio da plantação para tirar aquelas fotos dos sonhos.
Nessa plantação que fomos fotografar, nós pedimos autorização do proprietário da plantação, mas ficou claro que ninguém liga se você parar para tirar algumas fotos.
O lugar ainda é perfeito para qualquer tipo de ensaio fotográfico, seja ensaio de casal, ensaio pre wedding, ensaio de gestante, etc.. não importa, a paisagem é linda ainda mais se for no final da tarde com aquela luz laranja do sol entrando pela lente da câmera, deixando ainda mais dourada a plantação de trigo ou aveia, hehehehe..
Vale a pena conferir esse local, mas se prepare e saia de casa cedo, pois do centro de Curitiba até a estrada deve levar quase 1 hora de carro, sem contar que você precisa dar uma boa passeada pela estrada para encontrar a plantação perfeita. Segue a localização do local onde fizemos o ensaio fotográfico da Emili e o Franco. Clique aqui
8 - Cristo de São Luiz do Purunã
Vamos supor que você não tenha gostado muito das plantações da estrada do Cerne, e ainda tem tempo para continuar fotografando mas quer um outro local próximo que tenha uma vista magnífica. Sugiro então você entrar no carro e tocar para o Cristo de São Luiz do Purunã.
Para chegar lá você vai ter que pegar uma estradinha de chão e se distanciar ainda mais de Curitiba indo sentindo Ponta Grossa. Um pouco antes de chegar no pedágio de São Luiz do Purunã, há uma entrada de chão batido a sua esquerda. É por esta estradinha de chão que você vai chegar no Cristo. Toma cuidado para não passar da entrada pois ela fica um pouco escondida. De qualquer forma, segue a localização do local para você jogar no seu GPS. clique aqui
Muita gente chama o local de "serrinha", pois o local é um dos pontos mais altos da região onde você consegue uma vista de toda a cidade Campo Largo e talvez parte de Curitiba, mas o mais legal é que você consegue pegar um pôr do sol maravilhoso.
Há uma réplica do Cristo do Rio de Janeiro, só que bem menor, é claro, mas o local não está muito bem cuidado e com aspecto de abandonado, porém a vista é fantástica.
Esse local vale a pena para um ensaio fotográfico, mas é um pouco longe de Curitiba. Acredito que você deve levar por volta de 1:20 do centro de Curitiba indo de carro.
9 - Caminho do Vinho.
Agora se você busca um local para o seu ensaio fotográfico onde as opções são imensas, sugiro o Caminho do Vinho em São José dos Pinhais.
Lá você encontra pequenas florestas de eucalipto, campos de gramados gigantes, casas antigas, lagos, etc, etc, etc.. Tem muita coisa lá que rende boas fotos, e isso que eu nem estou levando em conta as lojas de vinho que tem uma decoração legal também.
Depois confere o ensaio fotográfico da Bianca e do Gilmarque eu fiz lá no Caminho do Vinho clique aqui
Inicialmente fomos em uma pequena floresta de eucaliptos que fica no estacionamento do Restaurante Sol e Lua, mas depois fomos em um seminário que fica próximo deste local.
Logo na entrada do caminho do vinho, você já encontra uma pequena loja de presentes, uma casa cor de rosa com uma construção antiga, que é um charme só e que podem dar boas fotos. Seguindo o caminho, você encontra alguns campos com bastante árvores, restaurantes como é o caso do Sol e Lua, um gramado bem extenso que fica próximo a uma rotatória e muito mais coisas.
Acho que o Caminho do Vinho se encaixa bem para quem não tem a mínima ideia de onde fazer seu ensaio fotográfico, pois lá não tem erro.
10 - Ferrovia em Piraquara
Eu não sei o que tem com trilho de trem, só sei que as fotos com ele sempre ficam legais ainda mais quando se trata de ensaio fotográfico de casal ou pré wedding.
Eu fiz um ensaio fotográfico em trilho de trem lá em Piraquara, no qual um pequeno pedaço do trilho já renderam muitas fotos legais. Confere ai esse ensaio fotográfico da Alieri e do Caio que eu fiz. clique aqui
Esse ensaio foi feito no trilho que fica exatamente no cruzamento da Av. Antônio Meireles Sobrinho, 14. Ali funciona uma estação de trem, mas que no dia que fomos estava fechada, porém o legal que além de ter bastante tráfego de trens, há uma bifurcação para os trens trocarem de trilho, e nessa conseguimos algo fantástico. Um trem parou exatamente onde estávamos para dar vez a outro trem passar, e aí conseguimos tirar essa foto ai.
Cuidado ao andar no trilho de trem, pois além de não ser algo tão confortável, a bifurcação do trilho é muito perigosa pois você pode prender o seu pé, sem contar que o trem pode chegar a qualquer momento. Por esse motivo e também por eu achar que o cenário e luz estavam mais bonitos, nesse ensaio que fiz resolvi sair da frente da estação de trem, atravessar a rua e ir fotografar onde o trilho faz a curva. Là além de conseguirmos capturar bem a luz brilhando nos trilhos, conseguimos tirar fotos que pegaram bem a continuação do trilho para o horizonte e de quebra tinha algumas árvores bem bonitas ao redor, onde renderam fotos fantásticas com o pôr sol.
O local vale a pena ser conferido se você quer fotos em trilho de trem.
11 - Paço da Liberdade + Praça Tiradentes
Eu acho que você já deve estar imaginando, por que o Douglas não fala dos pontos mais conhecidos de Curitiba e região, né? Em primeiro lugar é que eu gosto de lugares diferentes, mas em segundo lugar, quem disse que não vou comentar sobre os locais mais conhecido? hehehehe..
O Paço da Liberdade é um exemplo que une as duas coisas, ou seja, um lugar conhecido mas que não se vê muitos ensaios fotográficos sendo feitos lá, principalmente os ensaios fotográficos de casal e pré wedding.
O Paço da Liberdade é lindo, principalmente a noite quando ligam os holofotes, mas de dia ele pode ser muito bem explorado para boas fotografias. Tanto na frente dele que tem uma fachada linda, como também nas laterais dele onde você consegue tirar fotos mais de perto, aparecendo bem a textura das paredes, ou ainda fotos em ângulos não tão convencionais como de baixo para cima pegando algum detalhe das esculturas tendo o céu como plano de fundo.
Para complementar o ensaio lá no Paço da Liberdade, você pode dar alguns passos e chegar a Praça Tiradentes onde tem a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
A fachada da catedral é muito bonita e é um ponto importantíssimo de Curitiba. Mas cuidado com essa região, pois assim como em qualquer cidade grande, a onda de assaltos e furtos é alta.
Além da praça, da catedral e do Paço da Liberdade, você pode atravessar a rua e aproveitar algumas fotos nas calçadas típicas de Curitiba com aquelas pedrinha pretas e brancas, que além de ser bem charmoso, é algo bem típico de Curitiba.
Acho que vale a pena o local, mesmo que o fotógrafo tenha certa dificuldade para tirar fotos que não apareçam pessoas demais andam no plano de fundo da sua foto, hehehe.. pois ali é o centro de Curitiba, e no centro o que mais tem são pessoas andando, então a minha sugestão é ir num domingo para fotografar.
12 - Estrada Graciosa + Estrada Graciosa/Quatro Barras
E essa não poderia deixar passar. Estrada da Graciosa, porém com uma opção extra para a estrada que liga a entrada da Estrada da Graciosa com Quatro Barras, mas vamos começar pela Graciosa.
A estrada da Graciosa tem uma beleza sem igual e inúmeros pontos durante o trajeto até Morretes, no qual você pode parar e fotografar. Seja ensaio fotográfico de casal, ensaio pre wedding, ensaio gestante, família, não importa, se for para fazer um ensaio fotográfico externo com muita natureza e paisagens de tirar o fôlego, a Graciosa vai funcionar para você.
Logo de cara você se depara com o portal da estrada, que é uma construção bem antiga e muito bonita com um sino lá no topo.
Seguindo pela estrada, você já começa a ter paisagens muito bonitas, e logo mais para frente e antes de começar a descer a serra, você pode sair a direita e ir para Quatro Barras, mas sobre essa opção eu vou comentar logo mais.
Logo no inicio, e se você for bem atento, você vai achar uma trilha que até dá para entrar de carro, mas que na verdade é uma estrada antiga usada pelo exército brasileiro, porém hoje desativada. Ali é legal entrar se você quer tirar algumas fotos bem dentro da mata ou ainda tirar algumas fotos com uma estrada de chão vazia e com muitas árvores ao redor.
Assim que que começa a descer a serra começam as curvas e logo na primeira curva você já tem uma vista panorâmica incrível. Aproveite um pouco dessa vista, pois nas outra é um pouco difícil de você parar o carro.
Mais para frente você vai chegar com a primeira queda d'água e que no meu ver vale a pena parar para fotografar ali. Há um recuo pequeno para parar o carro. O legal é que você consegue subir a pé quase até o pico da cachoeira, que apesar das árvores escurecerem um pouco o local, há algumas entradas de luz que batem direto na água no qual dá todo o charme.
Mais para frente, você tem algumas paradas com vista para Morretes e Antonina, que se estiver com céu limpo você consegue fotos incríveis, mas o que eu sugiro fazer é parar o carro em uma das vendinhas que tem no trajeto e tentar descer uma parte a pé para fotografar em alguns trecho da estrada, principalmente nos trechos que são de paralelepípedo. Lá as árvores chegam a encobrir toda a estrada e com a luz certa, você consegue pegar brechas de luz entre árvores bem legais.
Daí para frente é ir parando sempre que puder e explorar o local até chegar em Morretes. A minha sugestão é sair bem cedo, e reservar um bom tempo para fotografar lá na Graciosa, pois a estrada além de lenta e longa, tem muitos pontos legais, sem contar que lá em Morretes você tem casas históricas e trilhos de trem que também podem render muitas fotos boas.
E agora a sugestão extra, a estrada que liga a entrada da Graciosa com Quatro Barras. Muito gente acha que não há muita coisa lá, mas há sim. Em termos de beleza não se compara com a descida da Graciosa, mas nessa estrada você encontra riachos bonitos, floresta de eucaliptos, a entrada da Morada do Silêncio que é um local da Ordem Rosa Cruz e que é bem bonito, sem contar que por essa estrada você pode entrar em área de pinheiros bem legal. Essa estrada eu coloquei como opção caso você não tenha tanto tempo para o ensaio, mas mesmo assim quer fotografar com a natureza e caso você não queira ir tão longe como na Graciosa, pois essa estrada nada mais é que a sua volta do começo da Graciosa para Curitiba.
13 - Parque Barigui
E olha só quem está nessa lista, o Parque Barigui. Acredito que esse seja o parque mais famoso de Curitiba e muita gente faz ensaio fotográficos lá.
Além de ser um parque enorme, opções para fotografar não faltam. Tem um lago bonito, áreas com gramados grandes ou ainda áreas com bastante árvores, sem contar que lá você encontra uma ponte de madeira bem charmosa e uma vista de Curitiba legal.
Mas vamos considerar que você queira mais do que o parque pode oferecer para o seu ensaio fotográfico. Nesse caso, sugiro você explorar a vizinhança, principalmente as área de tráz do parque onde há ruas bem arborizadas como é o caso da rua do Cemitério Parque Iguaçu. É uma rua com uma mata de árvores altas e bem fechada.
Só cuidado, pois como o parque é muito grande, a questão do tempo é crucial, pois acredito que para você cruzar a pé todo o parque, você deve levar por volta de 30 minutos, e 30 minutos de sessão fotográfico e principalmente de luz do sol, é muita coisa. Então se programe e visite o parque um dia antes para saber quais locais você mais gosta, para que no dia do ensaio você economize tempo.
E esses foram os 13 lugares para ensaio fotográfico em Curitiba e região, que rendem ótimos fotos. Eu tentei separar mais os lugares não tão conhecidos, porém Curitiba é repleta de outros parques e locais fantásticos para o seu ensaio fotográfico.
Em breve vou fazer um novo post aqui no meu site sobre os lugares mais conhecidos de Curitiba, mas para isso, cadastre-se na minha lista de e-mail para receber notificações de novos posts, ok?
Ahh!! E não deixa de me seguir nas minhas redes sociais e compartilhar esse post com outras pessoas que também estão na busca de lugares para o ensaio em Curitiba.
Um grande abraço do Douglas.